Dinâmica de ensinar
Ajudando em forma lúdica a Bíblia.
O foco do olhar
Conquistando o aluno no foco do olhar na hora da história.
jovem-autista-na-igreja
Dando atenção e carinho no momento da atividade.

Neste blog você encontrará  várias ideias de como desenvolver o trabalho com autistas na  sua igreja; dentro deste contexto as seguintes ferramentas: orientações, técnicas e estrutura.

Atualmente, as igrejas não possuem conhecimento e ainda estão despreparadas para o acolhimento das crianças e jovens autistas; é preciso se planejar para a inclusão. Este planejamento se resume em conhecer as ferramentas que vão auxiliar no desenvolvimento do trabalho.

O autismo é uma desordem global de desenvolvimento, que afeta o funcionamento do cérebro; em decorrência, disso,  causa uma alteração comportamental, e, consequentemente afeta a capacidade de comunicação dos individuos . Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala  intactas,outras apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos   padrões de comportamento. Certos adultos autistas são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém os problemas de comunicação e sociabilização  frequentemente causam dificuldades em muitas áreas das suas vidas. Por engloba diferentes graus de comprometimento, e indicando diferentes caminhos  ( embora não se saiba exatamente o que faz uma pessoa ser autista ou não ), é muitas vezes chamado de desordem do espectro autista, ou seja: é um conjunto de anormalidades de interação social. As três principais formas são: Autismo, síndrome de Asperger e transtorno do desenvolvimento não-especificado.